top of page

Psicoterapia, para oque e para quem?

O que é psicoterapia?

A palavra psicoterapia tem origem grega. Psyche significa mente e therapeuein curar. Trata-se de uma ferramenta do(a) psicólogo(a) cuja a finalidade é prevenir e tratar questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, problemas com filhos, no trabalho, entre outros.

Psicoterapia Individual, conhecida também como terapia de conversa, análise, dependendo da abordagem ou simplesmente terapia, é um processo mediado por um profissional e tem como foco atuar na demanda do paciente, seja ela explicita ou implícita, desenvolvendo habilidades que ajudam o paciente a lidar com suas questões, criando dispositivos de enfrentamento ao sofrimento intrapsíquico e ferramentas para desenvolver habilidades sociais.

Para oque serve a psicoterapia?

Através do processo psicoterápico é possível desenvolver maneiras mais construtivas e assertivas de lidar com a convivência familiar, relacionamentos interpessoais, ambiente de trabalho dentre outros cenários a que estamos inseridos. Sendo também um processo de apoio ao enfrentar situações da vida, mas que nos atravessam de várias maneiras, como o luto, transições de carreira, divórcio dentre várias demandas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada três brasileiros experimentam sinais de depressão, ansiedade ou outro transtorno mental atualmente, seja de ordem patológica ou não, deve-se atenção à estes estados psíquicos. A Psicoterapia atua não somente no tratamento, mas também na prevenção dos transtornos psíquicos, daí a importância do acompanhamento em caso de fadiga psíquica, sentimento de esgotamento, tristeza persistente, mas, são diversos os motivos que levam a procurar o psicólogo e sempre se valem de afirmação de saúde mental.

Para quem é a psicoterapia?

De forma mais pontual o profissional em psicologia geralmente é procurado por pessoas que precisam de ajuda para lidar com uma doença grave que acomete ele ou alguém próximo, insatisfação com o peso devido a compulsão alimentar, abuso de álcool e outras drogas e até mesmo tabagismo para os que buscam parar de fumar.

Outros não conseguem lidar de forma saudável com problemas de relacionamento, perda ou mudança de emprego, morte de um ente querido, estresse, tristeza excessiva e permanente, abuso de substâncias ou outras questões.

Todas estas questões citadas podem se tornar debilitantes e até interferir de forma significativa na vida do sujeito e haver pioras de quadros pré-existentes ou desenvolvimento de psicopatologias.

Você já se sentiu muito sobrecarregado para lidar com seus problemas diários? Se a resposta for sim, você não está sozinho.


Por: Psic. Hallan Lincoln

CRP: 04/58969

Psicólogo Clínico, Social e do Esporte l Palestrante l CEO HUB Connection

 
 
bottom of page